Illuminato – Sempre Design Assinado – Acreditamos em qualidade e originalidade

Projeto: kabanas Restaurante na L+D

No restaurante Kabanas, em Goiânia, vidro, madeira, pedra e concreto compõem um ambiente contemporâneo e sofisticado. O predomínio dos sóbrios tons de fendi no estabelecimento, inaugurado em julho de 2014, revelam a intenção da arquiteta Tereza Cristina Del Papa, autora do projeto de arquitetura, em criar um ambiente neutro que agradasse a um público diversificado, frequentador do Shopping Flamboyant em Goiânia, onde o Kabanas está localizado. O projeto de iluminação, feito pela lighting designer Ana Paula de Moraes, do escritório Illuminato – Conceito em iluminação, tinha um desafio conferir uma atmosfera intimista e limpa ao espaço.

Implantado na praça de alimentação do Shopping Flamboyant, o Kabanas, restaurante de cozinha contemporânea reconhecido na capital goiana, dispõe de choperia e de restaurante, ambientes separados e com acessos específicos. “Queriamos um ambiente extremamente aconchegante e intimista, com caraterísticas da sala de estar e de jantar de uma residência. Um espaço que proporcionasse o relaxamento e bem-estar aos usuários, mesmo que situado em um centro comercial, onde a poluição visual é característica, diz Ana Paula.

Voltada para a área externa, a choperia tem como destaque uma cobertura em balanço de quase 8m, cujo forro de madeira freijó incorpora dois rasgos no sentiduo longitudinal so salão. No primeiro rasgo, luminárias fluorescentes tubulares T5 (28W, 3.000K), proporcionam uma iluminação compatível com um ambiente de fast-food como a choperia, que atende a um grande fluxo de clientes. A mesma luz incide sobre as letras apoiadas no piso que formam o nome Kabanas.

No segundo rasgo, spots de LED (18W, 2700K, 24°) destacam importantes elementos da arquitetura e também criam uma divisória de luz que separa visualmente a choperia do restaurante. Ana Paula explica que os rasgos, ao deixar as luminárias pouco visíveis no espaço, “diluem” a iluminação na arquitetura. Ainda na choperia, próximo ao forro de madeira, a textura de uma parede de pedra é valorizada por uplights de LED (21W, 2.700K, 30°).

No restaurante, a iluminação é feita com spots de LED dimerizáveis (21w, 2.700k, 6° e 24°) embutidos no forro de gesso. O desafio aqui, segundo Ana Paula, era lidar com o layout flexível de mesas que movimentam constantemente, o que foi resolvido por meio de luminárias de LED de facho médio (24°) que proporcionam uma luz geral sobre as mesas. O equipamento foi associado a um sistema antiofuscamento que evita o desconforto causado pelos focos de luz. As luminárias de facho fechado (6°), por sua vez, direcionam a luz para as mesas fixas, adega e balcão do bar.

No bar, as garrafas e a madeira de tonalidade amarelada são reaçadas pelos LEDs lineares (7w/m, 2.700k) instalados sob as prateleiras e também no balcão de mármore. A bancada onde e feito o preparo das bebidas, recebe uma iluinação direcionada dos downlights de LED (21W, 2.700K6°) embutidos no forno de gesso.

Os móveis de madeira criados pelo designer baiano Aristeu Pires convertem um ar brasileiro e cosmopolita ao restaurante, em harmonia com os pendentes Realejo com lâmpadas halógenas dimerizáveis (100w). Criadas pelo Studio Bertolucci, as luminárias em estrutura de madeira freijó e cúpula de algodão de 91cm de altura e 50cm de de largura são agrupadas em trio sobre suas mesas circulares. “Com tamanho expressivo, esta luminária decorativa de madeira tem um apelo poético, que ressalta a brasilidade e dialoga com os demais materiais utilizados no restaurante”, complementa Ana Paula.

No exterior, o painel de concreto com o nome do estabelecimento é varrido pela iluminação de projetos lineares de LED (45W, 3.000K, 35°) o logo do Kabanas gravado na superfície do elemento arquitetônico, gaha uma luz de destaque proveniente do projetor assimétrico com lâmpada de vapor metálico bipino CDM-T (70W, 220V, 3.000K).

A integração entre interior e exterior exigiu dos projetos de iluminação e o de paisagismo, assinado Gui Blanche, uma atenção especial à área comum do shopping. As plantas são destacadas por projetores de LED (198W, 3.000K, 25°) e a fonte de água ganha vida, quando so sol se põe, ao ser iluminada pelos projetores subaquáticos com temperatura de cor de 5.000k, cujo efeito contrapõe a tonalidade quente e dourada do Kabanas.

RESTAURANTE KABANAS

Goiânia, Brasil

Projeto de iluminação

Illuminato – conceito em iluminção – Ana Paula de Moraes

Fornecedores

Iluminar (luminárias LED 24° e 6°); Bertolucci (pendente Realejo); Lumini (projetores Solum da fonte e luminária T5 com aleta); Brilha (LED linear)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *