Illuminato – Sempre Design Assinado – Acreditamos em qualidade e originalidade

Traços limpos e soluções sustentáveis se equilibram com maestria na casa projetada pelo studio MK27, no interior paulista.

Não é raro a sustentabilidade na arquitetura ser considerada apenas um diferencial, uma opção extra que reitera a moral e os bons costumes “descarbonizados” do século 21, desde que sobreviva, claro, aos inevitáveis embates entre a inspiração e a tesoura dos custos. Isso torna ainda mais extraordinária a casa Catuçaba, do studio mk27, de Marcio Kogan. O refúgio, perto de São Luiz do Paraitinga, no interior paulista, surpreende por conciliar a reconhecida concisão dos traços do escritório com propostas radicais de autossuficiência e de economia. O projeto foi certificado pelo Green Building Council Brasil, obtendo o nível máximo: Certificação Platina. Trata-se do primeiro do Brasil.
Parte da idílica Fazenda Catuçaba, estabelecida pelo francês Emmanuel Rengade, um hotel que foge dos padrões para acolher um turismo voltado às raízes da Serra do Mar, a casa ocupa um dos 20 lotes desse “anticondomínio”, no qual só é possível construir variantes de um a três quartos do projeto de Kogan.
Aqui, quem conduz o ritmo é a paisagem e, nada mais natural, a arquitetura abraça discretamente o terreno.
O coautor, Lair Reis, utilizou a oportunidade para aplicar seu MBA em sustentabilidade, tornando a casa projeto-piloto dos rígidos padrões do Green Building Council Brasil. Sem conexão com nenhuma rede de distribuição, a mais de mil metros de altitude e grande variação térmica, a autossuficiência energética, fruto do trabalho com o escritório português Natural Works, foi obtida pela orientação otimizada, reforço no isolamento e produção elétrica conjunta de turbina eólica e painéis solares térmicos e fotovoltaicos. Estes últimos foram multiplicados graças à febre chinesa por tomar a liderança no setor, o que vem barateando vertiginosamente os custos.
Fonte: bamboonet.com.br
mk27_catua%CC%81aba_fernando-guerra_medium_JPEG-(21) mk27_catua%CC%81aba_fernando-guerra_medium_JPEG-(42) mk27_catua%CC%81aba_fernando-guerra_medium_JPEG-(16) mk27_catua%CC%81aba_fernando-guerra_medium_JPEG-(2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *